terça-feira, 14 de junho de 2016

São Basílio - 14 de Junho


São Basílio Magno, Confessor e Doutor


São Basílio, este grande doutor da Igreja, nasceu em 330, na cidade de Cesaréia, na Capadócia, como o mais velho de quatro irmãos, dos quais três alcançaram adignidade episcopal. De cinco irmãs, a mais velha, Macrina, dedicou a sua vida a Deus.
Os pais do nosso Santo, Basílio e Emélia, eram ricos e gozavam de grande estima. Criança ainda, Basílio foi acometido de grave doença, da qual a oração do pai maravilhosamente o curou. Entregue aos cuidados de sua avó, Macrina, recebeu Basílio as primeiras instruções na prática cristã. Mais tarde, começou os estudos em Cesaréia, contemplando o curso em Constantinopla onde se ligou a São Gregório Nazianzeno em íntima amizade. Quando voltou a Cesaréia, estava morto já o pai. O exemplo e as palavras animadoras da avó Macrina, confirmaram-lhe o desejo de abandonar o mundo e levar uma vida de penitência e abnegação. Neste intuito,visitou diversos eremitas no Egito, Síria, Palestina e Mesopotâmia, voltando para cesaréia com disposição ainda maior de realizar esse plano. O bispo Diânio, conferiu-lhe o leitorado. Diânio, embora fiel à Religião Católica, por umas declarações feitas nos concílios de Antioquia e Sárdica, fez com que a ortodoxia fosse posta em dúvida.Basílio, profundamente entristecido com esse fato e para não se expor e perder a fé, com grande pesar se separou do bispo, a quem dedicava grande amizade, e dirigiu-se para Ponto, onde a santa mãe e uma irmã tinham fundado um convento para donzelas cristãs.
Basílio, imitando o exemplo, tornou-se fundador de um convento para homens, cuja direção foi, mais tarde, entregue a seu irmão, São Pedro de Sebaste. A essas duas fundações, seguiram-se outras e cresceu consideravelmente o número de conventos no Ponto. Foi nesta época, em que Basílio escreveu obras belíssimas sobre a vida religiosa, compôs a regra da vida monástica, que até hoje é observada pelos monges da Igreja Oriental.
São Basílio assim se tornou o pai do monaquismo na Igreja Oriental.
A vida de São Basílio era regida por uma austeridade, que causava admiração atodos. Ele, fundador da Ordem, era a regra viva, dando a todos os religiosos o exemplo de todas as virtudes monásticas. Era tão magro que parecia só pele e osso.Aos 49 anos já era velho. Entretanto, fraco de corpo, era um herói de espírito.
O bispo Diânio, estando gravemente enfermo, mandou chamar para perto de si o santo amigo. Sucedeu-lhe no bispado Eusébio, de quem Basílio recebeu o presbiterato, com a ordem de pregar. Basílio continuou a vida austera, como se estivesse no meio dos confrades. Como, porém, a fama de santIdade e sabedoria do santo servo de Deus, começasse a incomodar e irritar ao bispo Eusébio, Basílio retirou-se para a solidão. Não podiam ficar desapercebidos os sentimentos rancorosos de Eusébio, o qual, intimado pelas reclamações e ameaças do povo, tratou de reabilitar o suposto êmulo. A insistente propaganda do Arianismo, a calamidade pública, provocada por uma grande carestia, a direção de diversos conventos de ambos os sexos, tornaram necessária e imprescindível a presença de Basílio emCesaréia.
Os serviços que naquela ocasião prestou à população, quer como pregador, quer como confessor e esmoler, foram tantos que o próprio bispo, de desafeto que era, se lhe tornou um dedicado amigo e nada fazia, sem antes se aconselhar com Basílio.


Eusébio morreu em 370 e teve por sucessor Basílio, o qual, como arcebispo de Cesaréia, veio a ser um astro luminoso da Igreja Oriental. Cumpridor dos deveres episcopais, modelo exemplaríssimo em todas as virtudes, era Basílio um baluarte fortíssimo do catolicismo contra os contínuos e rudes ataques da heresia ariana, cujos defensores mais ardentes e poderosos se achavam nas imediações do imperador Valente, o qual, por sua vez, era adepto fanático da seita. Valente não podia de bons olhos, observar o desenvolvimento grandioso que a arquidiocese de Cesaréia tomava, sob a direção do santo pastor. Uma comissão imperial, chefiada pelo valente capitão Modesto, seguiu com ordens especiais para Cesaréia, para por um paradeiro à atividade apostólica de Basílio.
O êxito dessa missão foi tão humilhante para os emissários, que maior não podia ser.Com todas as instruções de que eram portadores, com todas as lisonjas e ameaças, com todas as argumentações sutis e sofísticas, não puderam impedir que o espírito, a inteligência, a coragem e a intrepidez do santo arcebispo, se mostrassem de uma superioridade admirável. Em três audiências, para as quais convidaram Basílio, este respondeu com tanta mansidão, clareza e energia, que no relatório que apresentaram ao imperador, confessaram redondamente a derrota.
Valente, em conseqüência desse fracasso, não mais importunou os católicos. Por ocasião da festa da Epifania foi ele mesmo a Cesaréia assistir ao Santo Sacrifício celebrado por Basílio. Tão admirado ficou da majestade e esplendor da santa função que, embora não se atrevesse a receber a Santa Comunhão das mãos do arcebispo, foi com os fiéis fazer oferenda, a qual, aceita por Basílio que, por motivos de prudência, julgou conveniente dispensar, por esta vez, o rigor das leis disciplinares da Igreja.Valente caiu em si e começou a tratar os católicos com mais clemência e tolerância.
Não estavam com isto de acordo alguns palacianos, os quais lançando mão de todos os meios, conseguiram, por fim, um decreto que ordenava a expatriação de Basílio.No dia em que devia ser executada a iníqua sentença, caiu gravemente enfermo o único filho do imperador, e no estado de saúde da imperatriz se deram manifestações alarmantes de perturbações sérias. Entre dores e desesperos, dizia ela ao imperador que não havia dúvida tratar-se de um justo castigo de Deus.


Basílio foi reabilitado e com grandes honrasrecebido no palácio imperial. Valente prometeu ao arcebispo a educação do príncipe herdeiro na religião Católica, se lhe alcançasse Deus o restabelecimento do mesmo. De fato, o príncipe sarou, mas o imperador, não cumprindo depois a palavra, teve o desgosto de perder o filho.Recomeçaram, então, as maquinaçõescontra Basílio. Estava lavrada a ata, que ordenava o exílio do arcebispo. Três vezes, o imperador se dispôs a dar-lhe assinatura e três vezes, quebrou-se-lhe a pena. Assustado com este fato, Valente tomou do papel e, com a mão trêmula, rasgou o documento.Nunca mais se abriu campanha contra o santo.
Modesto fez as pazes com Basílio. Um outro oficial, Eusébio, que tinha dado ordem de prisão ao bispo, retirou-a diante da atitude ameaçadora do povo, em defesa de seu pastor.
À tempestade, seguiu a bonança. Basílio pôde com tranqüilidade e paz, dedicar-se aos trabalho do apostolado. O ano de 379 trouxe-lhe a recompensa do céu. As últimas palavras que disse, foram: “Senhor, em vossas mãos restituo minha alma”.Morreu com 49 anos de idade. Figura entre os quatro grandes doutores da Igreja do Oriente.

Fonte: Página do Oriente
http://filhosmisericordiasurubim.blogspot.com.br/2014/09/14-de-junho-sao-basilio-magno-confessor.html
São Balio
NascimentoNo ano de 330
OrdemFundador dos Basilianos
Local vidaCesárea
EspiritualidadeDoutor da Igreja, pertenceu à uma família de santos. Seu avô faleceu mártir em uma perseguição. Sua avó foi Santa Macrina; sua mãe, Santa Amélia e a irmã também foi santa. Seus irmãos foram São Pedro, bispo de Sebaste e São Gregório Niceno. Seu melhor amigo São Gregório Nacianceno. Ao ver que seu irmã Santa Macrina havia fundado um mosteiro de monjas e que estas progrediam muito em santidade, Basílio foi para Egito para aprender com os monges do deserto, a maneira de viver em solidão. Ao retornar, fez-se monge e redigiu suas famosas "Constituições" que são a primeira Regra de vida escrita para os religiosos. Nelas ensina como viver em oração, estudo, boas leituras e trabalhos manuais em um mosteiro e como fazer-se santo na vida religiosa. Nessas "Constituições" têm se baseado os mais famosos fundadores de Comunidades para redigir os Regulamentos de suas Congregações. Basílio foi eleito Arcebispo de Cesárea, e do delegado do governo que quis fazê-lo renegar sua fé. Vários haviam renegado por medo. Porém nosso santo se manteve firme, disposto a tudo para defender sua fé. Por sua oratória maravilhosa, por seus admiráveis escritos e pelas muitíssimas obras que fez em favor do povo, foi chamado de "Basílio o Grande". São Gregório dizia: "Cada vez que leio um escrito de Basílio, sinto que o Espírito Santo transforma minha alma". Seus escritos têm o que se chama "Unção". Além de sua arrebatadora eloqüência, Basílio tinha uma assombrosa atividade em favor dos necessitados. Foi o primeiro a edificar por ali um Hospital para pobres e um asilo para velhos. Estudou muito a Bíblia, especializou-se em filosofia e literatura. Conservam-se cerca de 365 cartas suas, maravilhosas e de proveitosa leitura para a alma. Todos seus escritos e seus sermões tem por fim fazer com que as pessoas ame mais a Deus e se tornem mais santa. Por isso é considerado como o primeiro escritor ascético do oriente. Uma de suas frases; Tudo é instável para que amemos as coisas estáveis".
Local morteCesárea
Morte1 de janeiro de 379, aos 49 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, enriquecestes a Igreja e deste-nos em São Basílio um exemplo de que a vossa Palavra é vida e luz para nossos corações. Que ela frutifique também em nós obras agradáveis aos vossos olhos; o serviço sincero e gratuito aos necessitados. Por sua intercessão, sejamos dignos da vocação a que fomos chamados, e tudo façamos para que o vosso Reino de justiça se dilate no meio dos homens. E, assim, os que virem nossas boas obras possam louvar e confessar o vosso santo Nome. Permaneçamos sempre abertos ao Espírito para cumprir a vossa vontade agora e sempre. Amém!
DevoçãoÀs santas regras para o caminho da disciplina que leva à santidade
PadroeiroDos fundadores
Outros Santos do diaFernando de Portugal (virgem e mártir); Metódio, Etério, Quinciano, Gerásimo (confs); Eliseu Iprofeta); Marciano, Fortunato, Gervoldo, Anastácio (bispos); Felix (monge), Digna (virgem); Valério e Rufino (mártires); Ricardo (abade).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário