terça-feira, 28 de junho de 2016

Protomártires da Igreja de Roma - 30 de Junho




O testemunho dos mártires da nossa Igreja nos recorda o que é essencial para a vida, para o cristão, para sermos felizes em Deus
Depois da solenidade universal dos apóstolos São Pedro e Paulo, a liturgia nos apresenta a memória de outros cristãos que se tornaram os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isso, protomártires.

São Pedro e São Paulo Apóstolos - 29 de Junho




Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Santa Vicência Gerosa - 28 de Junho


Santa Vicência Gerosa
1784-1847
Fundou o Instituto das
Irmãs de Maria Menina
Catarina Gerosa nasceu em 29 de outubro de 1784, em Lovere, no norte da Itália. Reservada e tímida, viveu um período da sua infância atrás do balcão do pequeno comércio da família. De saúde muito débil, não podia estudar. Modesta e caridosa, vivia uma espiritualidade simples, desenvolvida na missa, que freqüentava todos os dias.

Santo Atílio - 28 de Junho


Santo Atílio
162-177
A Igreja sofreu, no início dos tempos, perseguições por parte dos imperadores. E era, ao mesmo tempo, dilacerada pelas heresias que proliferavam por todas as partes, que ameaçavam sua unidade na fé.

Santo Irineu de Lyon - 28 de Junho





Santo Irineu, grande bispo e mártir

Foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje
Celebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II.

São Cirilo de Alexandria - 27 de Junho


São Cirilo de Alexandria
370-444
Cirilo nasceu no ano de 370, no Egito. Era sobrinho de Teófilo, bispo de Alexandria, e substituiu o tio na importante diocese do Oriente de 412 até 444, quando faleceu aos setenta e quatro anos de idade.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 27 de Junho







Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, auxílio dos cristãos

A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana..

São Pelágio - 26 de Junho


São Pelágio

NascimentoNo ano de 912
Local nascimentoGaliza
Local vidaentre os Mouros
EspiritualidadeTinha 13 anos quando foi entregue como refém aos mouros. O emir Abderramão III, torpemente atraído pelo aspecto daquele menino, procurou seduzi-lo. Mas São Pelágio, indignado, respondeu: "Afasta-te, cão! Pensas por acaso que sou um dos teus efeminados lacaios?" Por essa razão foi cortado em pedaços, tendo os braços e os pés arrancados, e por fim decapitado e lançado a um rio.
Local morteCórdoba
MorteNo ano de 925, aos 13 anos de idade
Fonte informaçãoCada dia tem seu santo
DevoçãoÀ honra e à moral
Outros Santos do diaBeato José Maria Escrivá, fundador da Opus Dei; Beata Madalena Fontaine, Palácio de Córdoba (menino); Sálvio e Supério (mártires); João e Paulo (ir. mártires); Virgílio, Constantino e Marciano (bispos), Maxêcio (Papa); Davi (erem.); Perseveranda (virgem); Antelmo (conf).
FONTE: ASJ

São Sigismundo (Zygmunt) Gorazdowski - 26 de Junho


São Sigismundo (Zygmunt) Gorazdowski
1845-1920
Fundou a Congregação das
Irmãs de São José
Irmãs Josefinas
Sigismundo Gorazdowski nasceu em 1o de novembro de 1845, em Sanok, Polônia, numa família muito religiosa, tendo saúde frágil desde a infância.

São José Maria Robles Hurtado - 26 de Junho


São José Maria Robles Hurtado
1888-1927
Fundou a Congregação Religiosa das
Irmãs do Coração de Jesus 
Sacramentado
A condição da Igreja no México foi muito difícil desde que entrou em vigor, em 5 de fevereiro de 1917, a nova Constituição anticlerical e anti-religiosa, depois do longo período de ditadura que a antecedeu.

São Josemaria Escrivá de Balaguer - 26 de Junho


São Josemaria Escrivá de Balaguer
1902-1975
Fundador do Opus Dei
Josemaría Escrivá de Balaguer nasceu em Barbastro, Huesca, na Espanha, no dia 9 de janeiro de 1902. Os pais, José e Dolores, tiveram seis filhos, sendo que as três meninas mais novas morreram ainda criança. O casal deu aos filhos uma profunda educação cristã.

São Vigílio - 26 de Junho


São Vigílio
Século IV-V
Vigílio nasceu em Roma e vivia com a família na belíssima região montanhosa trentina. Ele foi consagrado bispo de Trento por Ambrósio, que era bispo de Milão e tinha autoridade por todo o norte da Itália.

São João e São Paulo - 26 de Junho





Santos João e Paulo, testemunhavam o amor a Deus

Viveram da caridade e servindo aos pobres, testemunhando acima de tudo o amor a Deus
Os santos que recordamos hoje pertenceram ao século IV e ali deram um lindo testemunho do martírio no ano de 362, no contexto em que a Igreja de Cristo era perseguida.

Solenidade do preciosíssimo sangue de Nosso Senhor - 25 de Junho


Solenidade do preciosíssimo sangue de Nosso Senhor


EspiritualidadeDesde a época dos Apóstolos, o Precioso Sangue do Senhor foi símbolo da Redenção. Ainda que a devoção particular ao Precioso Sangue possui, sobretudo na iniciativa de São Gaspar de Búfalo, já desde muito antes praticava-se a referida devoção em várias Igrejas. Em 1582, concedeu-se à arquidiocese de Valença, Espanha, a orações do ofício "do Sangue de Cristo"; a diocese de Sarzana, na Toscana, obteve essa mesma graça, em 1747. Em princípios do século XIX, concedeu-se à congregação de São Gaspar o privilégio de celebrar a festa do Precioso Sangue. O Papa Pio IX a extendeu-a à Igreja universal, em 1849, quando a revolução acabava de o expulsar de Roma. Como se fazia notar Dom Guéranger, ao celebrar a festa do Preciosa Sangue, a Igreja celebra Seu próprio nascimento. Dessa maneira, a ferida da costela de Cristo, de onde jorrou sangue e água, converteu-se em fonte de vida para o mundo. Na homilia dos mártires, São João Crisóstomo diz: "Assim, pois, a igreja nasceu do costela de Cristo, como Eva, a esposa de Adão, nasceu de sua) costela . Assim como Deus criou a mulher, tirando-a da costela do homem, assim Cristo criou a Igreja tirando-a de Sua próprio costela".
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
Outros Santos do dia
Guilherme (abade); Orósia, Lúcia, Febrônia (virgens); Galicano, Máximo (bispos); Sosípatro, Amando, Adalberto, Emiliano (confs); Agatão, Lúcia e Diógenes (mártires); Félix (erem); Bodoaldo (monge); Salomão, rei da Bretanha, Próspero de Aquitânia; Domingos Henartes (mártir).


FONTE: ASJ

São Próspero de Aquitânia - 25 de Junho


São Próspero de Aquitânia
Professor da
Séculos IV e V
Próspero estudou na sua cidade natal, Aquitânia, atual Limoges, França, e logo se tornou escritor e teólogo. As suas obras são quase as únicas fontes de informação sobre ele próprio. Escrevia tanto em verso como em prosa. Por causa do poema "De um esposo a sua mulher", atribuído à sua autoria, chegou-se a supor que ele pudesse ter sido casado. Porém é certo que ele nunca se ordenou sacerdote, embora tenha vivido no mosteiro de Marselha, desde 426. Até morrer, manteve-se apenas um monge leigo. Também não foi mártir e nem patrocinou prodígio algum. Entretanto a Igreja o venera como "Professor da Fé".

São Máximo de Turim - 25 de Junho


São Máximo de Turim
Séculos IV e V
Máximo nasceu depois da metade do século IV, na região do Piemonte, na Itália. Não se sabe muito sobre sua vida, mas seu legado está entre os mais importantes da Igreja.

São Guilherme de Vercelli - 25 de Junho




São Guilherme, combatente contra o mal

Com grande devoção, hoje, lembramos a santidade de vida de São Guilherme, que nasceu em Vercelli, Itália, no ano de 1085. Órfão muito cedo, foi morar com os familiares que em nada o impediram de seguir Jesus e realizar seus anseios de vida religiosa.